Pular para o conteúdo

Kazuo Wakabayashi – Xogum de todas as cores e texturas

 “Entre 19 e 28 de outubro, a Sociarte recebe Wakabayashi – Xogum de todas as cores e texturas -, mostra que celebra o trabalho de Kazuo Wakabayashi, pintor nipo-brasileiro considerado um dos expoentes da arte não figurativa nacional. A exposição reúne cerca de 25 obras da produção mais recente do artista, entre pinturas e gravuras realizadas ao longo dos últimos dois anos.

Wakabayashi é autor de uma obra abstrata, marcada pela incessante experimentação e pesquisa de técnicas, cores e materiais. Suas telas e gravuras apresentam elementos figurativos orientais, que se misturam com o cromatismo exuberante brasileiro. O artista trabalha com contornos rigorosos e cores intensas, às vezes, experimentando multiplicar as formas ao mesmo tempo em que as destaca entre as demais.

“A pintura de Wakabayashi não pretende reproduzir as formas, cores e texturas do mundo visível e palpável: sua necessidade de expressão vai mais longe e mais fundo, pois mira a essência das coisas e, ao buscar a transcendência, torna-se a materialização de um mundo de ideias rico e pessoal.”,afirma o crítico José Roberto Teixeira Leite, que assina o texto de apresentação da mostra.

Durante a exposição, a estudiosa Maria Fusako Tomimatsu lança “Kazuo Wakabayashi – um artista imigrante”, livro da editora Porto de Ideias.”

Fonte: < https://www.nippo.com.br/2.noticias/20171009a.php > Acessado em: 03 de setembro de 2020.

A exposição foi prorrogada até 07 de dezembro de 2017.

Kazuo Wakabayashi – Xogum de Todas as Cores e Texturas